FANDOM

A primeira temporada de Gravity Falls estreou oficialmente em 29 de junho de 2012, mas o primeiro episódio teve uma prévia no dia 15 de junho do mesmo ano. A temporada contém 20 episódios.

Os irmãos gêmeos Dipper e Mabel Pines estão vivendo aventuras inesperadas desde quando foram mandados no verão para a casa de seu tio-avô, que vive em Gravity Falls, no estado de Oregon, Estados Unidos. Após a chegada de ambos, o tio-avô de Dipper e Mabel, também conhecido como Tivô Stan, pede ajuda dos irmãos para manter a Cabana do Mistério funcionando, a qual possui várias coisas falsas, enganando turistas desavisados. Embora Dipper e Mabel tenham descoberto rapidamente que a cabana é uma farsa, eles sentem que há algo estranho sobre a cidade e começam a desvendar segredos de Gravity Falls.

Perto do fim da temporada, quando perguntado se havia algo que se arrependeu ou teria mudado na primeira temporada, Alex Hirsch afirmou: disse que teria incluído mais histórias de mistério, cobrindo episódios de Wendy/Dipper, e teria espaçada-los mais.